sexta-feira, 31 de março de 2017

É possível aumentar minha concentração?

Será que o OptiMemory é bom mesmo?

Responder a essa questão seria necessário para que não terminasse por entender que, para ser um bom professor, seria preciso que, antes de tudo, se fosse um bom psicólogo. Isso porque o OptiMemory é bom para todos aqueles que se comprometem a fazer o tratamento até o fim e busquem sair da zona de conforto em que estão aqueles que acomodaram-se aos resultados medíocres.

Ora, não seria também esse argumento, bem posto para a Sociologia, a Filosofia, a História, enfim, para todas as áreas do conhecimento que estejam a compor o quadro curricular dos cursos para a sua formação?

Como sei que o OptiMemory funciona?



A Psicologia, tanto quanto outras áreas do conhecimento, tem imprescindível e específica contribuição a oferecer para a constituição do corpo de conhecimentos exigidos pela configuração da Didática , uma vez que esta, pelo objeto que lhe é próprio, utiliza-se dos construtos teóricos produzidos por aquelas.

Sendo o aluno objeto de estudo da Psicologia à Didática seja necessário recorrer à Psicologia.
A assertividade que recobre a reflexão que se acaba de fazer, não obsta, entretanto, os equívocos que podem resultar da busca inadequada de tal convergência.

Situam-se as dificuldades de concentração derivadas da vida corrida que temos e que , de uma forma ou de outra, nos estimulam a fugir das situações que nos deixam nervosos. Bem, a pergunta é pertinentes às relações entre a Psicologia e a atuação dos professores, no conjunto das preocupações manifestas por Henry Wallon, há mais de meio século:


Falar de psicologia no que respeita à formação de professores não será, para um psicólogo, correr o risco de uma crítica muitas vezes merecida pelos especialistas, cada um dos quais preconizando a sua especialidade como um remédio indispensável? Deste fato singular, resulta, frequentemente, que problemas de educação são transformados em questões de programa. Cada um reclamando a parte que lhe diz respeito, os programas sobrecarregam-se, dividem-se e tornam-se num mosaico desconexo, onde se perde a espontaneidade intelectual e o poder unificante da reflexão."(1938).

O OptiMemory traz resultados reais?


Wallon socializava tais ideias em um artigo intitulado "A Formação Psicológica dos Professores", veiculado inicialmente em 1938 e, significativamente, novamente inserido em sua obra Psicologia e Educação na Infância, esta publicada já em 1973. Faz-se importante observar que, embora transcorrido tanto tempo, permanecem vigentes tais limites assim apontados.

Estudando, em publicações recentes, a posição de Libâneo, quanto à questão das relações da Didática com outras áreas do conhecimento, é possível denotar que sua análise coincide com o observado por Wallon. Colocando em questão a conotação dada ao termo educação, por diferentes áreas do conhecimento que estejam voltadas para o fenómeno educativo, assim se manifestou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário